Engolir Sémen faz mal?

Engolir sémen é bom ou mau? É provável que já tenha ouvido quase tudo sobre engolir sémen: que é tóxico, que tem muitos nutrientes, que engorda… Mas não entre em pânico! Tiramos-lhe as dúvidas para que possa tomar as suas próprias decisões, e possa optar por aquilo que mais lhe agradar!

O QUE É SÉMEN?

O sémen é o líquido que é expelido do pénis durante a ejaculação. É um líquido mais ou menos viscoso e esbranquiçado que contém milhões de espermatozoides (entre 200 e 400 milhões!)

Os espermatozoides são formados nos testículos, e essa capacidade de produção de espermatozoides começa durante a puberdade.

Quando há estimulação suficiente, os espermatozoides passam pelos ductos deferentes para os ductos ejaculatórios.

Continuando sua jornada, os espermatozoides misturam-se na próstata com o fluido prostático, dando origem à substância que conhecemos como sémen .

Esse sémen é expelido sob pressão pela uretra, no final do pénis, para que os espermatozoides possam sair e ser expelidos o mais longe possível, mas não o fazem continuamente, mas em vários borrifos. A primeira dessas expulsões pode ter uma velocidade de até 50 km/h.

QUAL A COMPOSIÇÃO DO SÉMEN

O sémen é composto de 10% de esperma e 90% de plasma seminal, que transporta o esperma durante a ejaculação.

O plasma seminal contém ao mesmo tempo outros elementos como proteínas, lipídios, hidratos de carbono e minerais.

Todos esses nutrientes têm uma função única, que é manter os espermatozoides no melhor estado possível em sua trajetória desde os testículos até a ejaculação e possível fertilização do óvulo.

Bactérias que compõem a microbiota seminal também coexistem no sémen, como lactobacillus crispatus, gardnerella vaginalis e corynebacterium seminale. Esse microbioma dependerá de cada pessoa e do contexto biológico naquele momento.

O QUE ACONTECE SE ENGOLIR SÊMEN?

Engolir sémen durante o sexo oral é algo que pode ser normal para algumas pessoas. Se isso acontecer, não será prejudicial para o estômago ou para os outros órgãos envolvidos no sistema digestivo, mas engolir sémen pode representar um risco de contrair infeções sexualmente transmissíveis.

O sémen não contém ingredientes estranhos, pelo que o seu corpo pode digeri-lo como qualquer outra substância que ingere durante o dia. Mesmo assim, pode eventualmente desenvolver uma hipersensibilidade a qualquer um de seus componentes o que pode levar a algum desconforto.

O perigo deve levar em conta, como já mencionamos, é o de contrair uma doença sexualmente transmissível (DST). Isso pode acontecer antes mesmo de você engolir, portanto, a menos que esteja num relacionamento monogâmico de ambos os lados e tenha a certeza de que seu parceiro não tem uma DST, deve excluir essa prática.

RISCOS DE INGESTÃO DE SÉMEN

Engolir sémen tem os mesmos riscos que fazer sexo desprotegido. O sémen pode ser infectado por bactérias, fungos, vírus… causando infecções sexualmente transmissíveis , como sífilis, gonorreia, herpes genital, papiloma ou HIV, entre outras patologias.

Engolir sémen é como fazer sexo desprotegido

Lembre-se de que, se o risco durante o sexo oral desprotegido for alto, o risco de contrair uma IST aumenta consideravelmente se o sémen for ingerido. Se estiver determinado a fazer isso, certifique-se de que seu parceiro sexual tenha feito o teste de DSTs e esteja bem e saudável.

Mas também há pessoas que são alérgicas ao sémen. É até possível ser hipersensível ao seu próprio sémen. Um estudo realizado pela Universidade de Manchester revelou que 12% das pessoas são alérgicas ao sémen sem saber.

MITOS SOBRE ENGOLIR SÉMEN

  • Pode-se engravidar se engolirmos sémen? Não, nunca, em hipótese alguma pode haver risco de gravidez por ingestão de sémen. O sistema digestivo não está ligado à vagina ou à trompa de falópio, que é onde o óvulo é fertilizado. Seria muito diferente se o sémen entrasse em contato com a entrada da vagina por outros motivos, ou haver vestígios de sémen na mão e os órgãos genitais quando se esfregam. Nesse caso, pode haver risco de gravidez.
  • O sémen engorda? O sémen tem diferentes nutrientes que incluem vitamina C e B12, cálcio, magnésio, glicose…, mas em quantidades tão pequenas que dificilmente fornece qualquer valor nutricional.
  • O sémen é tóxico? Não, o sémen por si só não é tóxico, a menos que seja alérgico a algum dos seus componentes, como já dissemos, mas há algo muito importante que deve ter sempre em mente:

Lembre-se de que engolir sémen tem os mesmos riscos do sexo desprotegido. Então, por favor, escolha muito bem a pessoa com quem vai ter essa prática, e se por alguma razão não confiar no seu parceiro, desaconselhamos a prática, uma vez que pode correr sérios riscos de contrair uma doença sexualmente transmissível.

Back to top