Bolas de Kegel – Exercícios com as Bolas de KEGEL – Como usar e quais os benefícios

As bolas de Kegel podem ser consideradas as melhores amigas da saúde sexual da mulher! Não são apenas um brinquedo sexual. Apesar de poderem proporcionar prazer em determinadas brincadeiras, a verdade é que estas bolas têm outras funcionalidades, e essas funcionalidades têm grandes benefícios na mulher. Estas pequenas bolas, que também são conhecidas como bolas chinesas, têm diferentes pesos, servem para fortalecer os músculos vaginais, trazendo benefícios à mulher!

Os exercícios de Kegel é o nome dado aos exercícios que se fazem com estas bolas de Kegel para obter os benefícios destas bolas. Estes exercícios servem para fortalecer os músculos vaginais, (aqueles que contrai quando atinge o orgasmo), e o Músculo Pubococcígeo (PC), que serve como apoio da cavidade pélvica (uretra, bexiga, útero e recto):

Estas bolas têm diferentes pesos no seu interior e adequam-se bem na vagina quando introduzidas. Ao introduzir estas bolas na vagina, irá ser “obrigada” a fazer força para apertá-la, de modo a evitar que as bolas saiam, e desta forma irá treinar e fortalecer os músculos, conseguindo assim os benefícios que isso pode trazer!

Manter em boa forma estes músculos é bastante importante para a o bem-estar geral da mulher. Mais abaixo vamos explicar tudo direitinho acerca das Bolas de Kegel, e dos exercícios a realizar!

 

Quem deve usar as Bolas de Kegel?

Sabemos que a sua curiosidade está a aumentar e que gostaria de saber quais os perfis ideais que se adequam para usar este artigo. Para isso, realizamos uma lista para ajudar:

 

Para todas as mulheres

  • Melhora o rendimento sexual e a excitação de ambos;
  • Facilita a obtenção de orgasmos;
  • Tonifica os músculos e desenvolve o controlo neuromuscular;
  • Melhora a circulação da vagina;
  • Aumenta a lubrificação natural;
  • Previne, reduz e trata a incontinência urinária;
  • Previne o aparecimento de hemorroidas;
  • Reduz cólicas menstruais;
  • Reduz e ajuda a controlar espasmos dolorosos relacionados com vaginismo e dispareunia.

Para quem deseja engravidar e para mães recentes

  • Ajuda e “ensina” a relaxar e controlar os músculos durante o parto;
  • Acelera a cicatrização da vagina após o parto;
  • Ajuda a recuperar a força dos músculos na cavidade pélvica após o parto.

 

Para Mulheres na Menopausa

  • Restabelece a elasticidade e a espessura das paredes da vagina;
  • Aumenta naturalmente a lubrificação;
  • Previne e trata o prolapso dos órgãos pélvicos.

 

Como fazer os exercícios de Kegel?

Para realizar os exercícios sem as bolas, é necessário alguma prática, jeito, detalhes, tempo, posições, etc… Não é assim tão simples. As bolas de Kegel vieram para ajudar!

Elas são usadas como um auxílio nestes exercícios ajudando a contrair e treinar os músculos da vagina, permitindo que as mulheres consigam realizar os exercícios com maior facilidade, no seu dia-a-dia, sem perturbar em nada.  As bolas de Kegel adequam-se bem à vagina, e têm pequenos pesos no seu interior, que ao serem introduzidas na vagina, irão estimular a contração dos músculos da vagina, fortalecendo-os.

Estas pequenas bolas com diferentes pesos, servem para fortalecer os músculos vaginais.

Pode utilizar as bolas em qualquer situação do seu quotidiano. Pode usar enquanto caminha, enquanto corre, faz exercício físico, natação, etc… O simples facto de estar a usar as bolinhas, vai obrigar a uma contração involuntária dos músculos vaginais, fortalecendo-os.

Também pode estar sentada e o próprio peso das bolas com o auxílio da força da gravidade, obriga a contrações reflexas dos músculos PC. Assim, realiza facilmente exercícios aos músculos da vagina. Mais abaixo vamos explicar mais detalhadamente como deve iniciar o uso destas bolas de Kegel e como pode utilizar.

 

Como usar as Bolas de Kegel e como funciona?

Geralmente os Kits de bolas de Kegel são constituídos por várias bolas de diferentes pesos (contém entre 2 a 5 bolas, depende do Kit). Ao iniciar com as bolas para realizar os exercícios de Kegel, deve começar pela bola de menor peso. Cuidadosamente, e preferencialmente com o auxílio de um lubrificante à base de água, deve introduzir a bola mais leve no interior da vagina. A principio pode parecer estranho e até um pouco incómodo, mas com o passar do tempo o corpo habitua-se e o desconforto inicial desaparece. Normalmente estas bolas têm um pequeno suporte, com uma cauda, que engloba 1 ou 2 bolas, dependendo do artigo. Essa cauda facilita a introdução e a remoção da bola. Deve introduzir a bola o mais fundo possível na vagina, deixando a cauda no exterior da mesma, que serve para as extrair.

O ideal será aguentar o mais tempo possível com a bola no interior da vagina. Quando dominar a bolinha mais leve, deverá passar para o peso seguinte, e assim sucessivamente, com o tempo vai ganhando prática. Mais abaixo explicamos mais detalhadamente como fazer os exercícios.

 

Exercícios de Kegel – Como fazer?

Para começar, tal como já foi explicado, deve começar pela bola mais leve. Deverá estar deitada na cama, numa posição confortável, colocando a bola de menor peso na vagina. Depois de introduzida, faça a força necessária para expelir a bola. Volte a introduzir e a expelir.

Quando já dominar este exercício, pode passar para o exercício seguinte.

Agora, estando em pé, ainda com a bola de menor peso, introduza-a na vagina. Vai começar a sentir a bola a querer sair, é normal, a força da gravidade está a puxá-la! O exercício acaba por ser evitar que ela saia e tentar puxar para dentro com os músculos da vagina. Como? Aperte os músculos da vagina para conter a bola no interior e puxá-la para dentro! Como será de esperar, quanto mais pesadas for a bola, mais difícil vai ser o exercício.

Quando já conseguir dominar este exercício com o peso mais leve, deverá aumentar para o peso seguinte.

Depois de dominar estes dois exercícios anteriores, pode colocar as bolas e fazer o seu quotidiano. Pode andar em casa durante uns 15 a 20 minutos durante 2 ou 3 vezes por semana, e aumentar o tempo à medida que o corpo aguentar e se habituar aos novos “hóspedes”, até ao máximo de 30 minutos diariamente. Não se esqueça de controlar bem os músculos, contrair os músculos da vagina, para que as bolas se mantenham no seu lugar e não saiam para o exterior. Com o tempo, quando dominar por completo as bolas de Kegel, pode brincar com elas como desejar, utilizar como lhe der mais prazer e como sentir que lhe é mais benéfico. Mas de forma a ter melhores resultados, deve iniciar pelas instruções dadas anteriormente.

 

Onde comprar Bolas de Kegel?

Pode adquirir estas bolas na nossa loja online na seção de Bolas de Kegel, clicando aqui.

Existem vários tipos de bolas de Kegel, com diferentes pesos, cores, formatos… O efeito a que se destinam é sempre o mesmo, agora só depende do seu gosto! Se ainda tiver qualquer dúvida, não hesite em nos contactar! Estamos disponíveis para ajudar e esclarecer qualquer questão!

Back to top